Foto: SSP (Divulgação)
Seis Corollas como este virão para Santa Maria, em março
O secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, confirmou a destinação de oito viaturas para a Brigada Militar de Santa Maria: seis Corollas e duas caminhonetes Hilux. A entrega está prevista para o mês de março, segundo a assessoria de comunicação da secretaria. Em 30 de janeiro, Schirmer havia anunciado seis viaturas leves para a corporação e pelo menos uma caminhonete, que iria para o Batalhão de Operações Espaciais (BOE). A confirmação aconteceu em reunião nesta segunda-feira com o presidente da Câmara de Santa Maria, Alexandre Vargas, e com o vice-presidente do legislativo, Adelar Vargas.
Motorista é detida após fugir de barreira de policial a mais de 150 km/h
De acordo com o comandante interino do 1ª Regimento de Polícia Montada (RPMon), major Jacob Aristeu Pinton, a informação não chegou em nível oficial, mas a entrega deve contribuir para o trabalho do policiamento ostensivo. O major destaca que a vida útil dos carros da Brigada Militar é pequena, por conta da demanda de utilização dos veículos:
- O ganho operacional de uma viatura nova é muito grande, pois não temos problemas de viatura parada nem custo de manutenção, como ocorre com veículos mais antigos.
O comandante regional de Policiamento Ostensivo (CRPO-Central), tenente-coronel Ricardo Alex Hofmann, também comentou que não há confirmação oficial da vinda das viaturas, mas que, se o fato se confirmar, virão em boa hora.
Dupla é presa por homicídio em Rosário do Sul
- Para o BOE, as novas caminhonetes serão muito importantes, especialmente porque, como atende demandas de outras cidades da região, há um desgaste natural das viaturas. Para o regimento, o momento também é adequado, já que (os veículos) vêm complementar a frota e melhorar o trabalho do policiamento ostensivo no combate à criminalidade - diz Hofmann.
A vinda dos carros zero quilômetro também representa o remanejo de carros da frota atual para cidades da região. O CRPO já iniciou um estudo prévio das cidades com maior necessidade do aporte para sugerir ao Departamento de Patrimônio da Brigada Militar.